terça-feira, 18 de março de 2014

O Candeeiro que foi longe demais

Tenho um filme que irá passar na Monstra, como já aqui tinha dito. Chama-se "A Ventoinha e o Candeeiro".


Este foi um exercício que fiz no 2º ano da faculdade. O objectivo era animar um candeeiro em 3D. A única premissa era animar um candeeiro. A fazer o quê? Isso ficava à nossa criatividade, como tudo o resto.
Como não é todos os dias que nos dão um trabalho em que tenhamos total criatividade, decidi aproveitar e pensei "Porque não contar uma pequena história?". Atrasei-me imenso a ter uma ideia e isso deve ter-me tirado metade do tempo que tinha disponível. Já só faltava um mês para entregar o trabalho e eu sem nada e preocupado que ia ter um trabalho fraquinho. Mal sabia eu que iria ter tanto sucesso com um simples exercício de escola.




A animação passou no Over and Out, que é tipo os "Óscars" da faculdade. No final de cada ano há uma noite em que são mostrados todos os filmes que foram produzidos na faculdade durante esse ano. Ora, isto é apenas para os alunos finalistas, por isso, foi uma honra eu, como aluno do 2º ano ter lá o meu filme.

O filme passou também no festival Indie Lisboa, na secção Junior. Não sei como!



Depois disso, o Candeeiro foi fazer uma visita a Nova York no New York Portuguese Short Film Festival. Fiquei muito contente por haver um festival que promova o trabalho português noutros países. Para além de Nova Iorque, levaram o meu filme também a Londres, Brasil e Angola.



Depois de o filme ter viajado mais do que eu e ter dado a volta ao mundo, pensei que tinha acabado. Mas não. Voltou para uma última (penso eu) exibição na Monstra. É já amanhã, dia 19 de Março às 18:00 no Cinema São Jorge. E repete dia 20 às 18:30 no Cinema City Alvalade.

Queria mostrar coisas bonitas sobre o filme, mas não tenho. Olhem, fiquem com as entrevistas que já é muito bom, com a minha vozinha a gaguejar.

2 comentários: