sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Uma Animação Polar

Não tenho muito orgulho nesta animação. Ainda assim, vou começar o blog com esta (que é para a qualidade ir aumentando).


Urso Polar on Vimeo.

Fiz este trabalho quando estava no 2º ano da faculdade (no curso de Animação Digital, na Lusófona), para a disciplina de Cultura Visual.
A coisa era simples. O professor deu-nos uma frase: "A vida num segundo". Tínhamos de desvendar o significado da frase e desenvolver uma animação sobre isso em 4 meses (um semestre). Quanto tempo é que eu demorei? Um mês. E o resultado foi esta coisa pobre, triste e insípida. Pior que a Bernardina a cantar num dia de chuva.

Fiz isto durante todo o mês de Janeiro de 2012. Penso que foi o pior momento que passei durante o tempo da faculdade. Como tive de fazer tudo em um mês (por motivos alheios a mim), fui obrigado a trabalhar sem parar (só parando para ir às aulas, dormir umas horitas e comer, claro). Estava tão aflito que trabalhava em todo o lado. Por exemplo, o plano em que a tabuleta cai na água foi todo feito sentado no comboio e no metro (sem mesa de luz, cheguei a encostar os desenhos na janela do comboio para conseguir ver através das folhas), houve outros que foram feitos durante as aulas das outras disciplinas, um que foi à mesa num almoço de anos com imensa gente e o primeiríssimo plano de todos foi feito no Natal, com a família cá em casa. E fiquei com umas dores nas costas que não desejo a ninguém. Eu explico.
Isto foi feito em animação tradicional, ou seja, desenhos em folhas. Fiz desenho atrás de desenho que quando são vistos todos de seguida dão a noção de movimento (pronto, vocês sabem como é que a coisa funciona). O problema é que eu não tinha uma mesa própria para o efeito, que deve ser inclinada para uma boa postura, e tive de usar a mesa da sala de jantar que é de vidro para colocar uma luz por baixo dos desenhos, e passei horas todos os dias dobrado sobre a mesa. Pareço uma velha a queixar-me.

Tinha de fazer um plano por dia. De manhã e à tarde fazia os desenhos na mesa. À noite digitalizava-os todos no scanner e depois tratava das imagens e montava tudo. Uma carga de trabalhos, foi o que foi.

Fiquem com uns desenhos de estudo.









As imagens estão um pouco esquisitas por causa da digitalização. E para acabar, uns desenhos originais.







5 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigado! :)

      Então vai estando atenta porque vou pôr mais (e melhores, na minha opinião).

      Eliminar
  2. eu gostei mesmo! :D mas é uma história triste :(
    Só uma coisa, existem cascatas no Pólo Norte?
    Bom trabalho, gostei mesmo :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Kyle.
      Não sei se existem. Mas eu precisava de uma para contar a história, por isso passa a existir.

      Eliminar