quinta-feira, 13 de março de 2014

Grandessíssima Monstra

Amanhã começa a Monstra. O que é a Monstra? Um festival de animação em Lisboa que irá decorrer na próxima semana. E eu tenho um filme que irá passar na Competição de Estudantes. Yupi! :)

Esta é a altura ideal para mostrar um trabalho que fiz para a disciplina de Design quando estava no 2º ano da faculdade (em 2012).
O objectivo era criar um logótipo como se fosse o logo para ser usado neste festival (mas era apenas um exercício académico).
Não sou o melhor a criar logótipos mas dou o meu melhor e lá me vou desenrascando. No fim, tinha de animar esse logótipo, como se se tratasse de um spot ao festival. O resultado foi este.




Fiquei contente com o resultado, apesar da frustração de ter de trabalhar no Flash (era obrigatório animar neste programa, e demorei uma semana a animar...desde então nunca mais toquei no Flash, não é muito prático).
Correu-me tão bem que o ano passado fui contactado pelo Fernando Galrito, o director do festival, a pedir para usar a animação na própria Monstra. E assim o meu spot serviu para publicitar a Monstrinha, a secção de filmes infantis (tive de mudar o nome para "Monstrinha" para aquela ocasião). Foi muito gratificante.



Para criar o logótipo sabia que tinha de ter uma personagem que fosse um monstro, por isso comecei à procura em desenhos e cheguei a esta semi-cobra com braços às riscas. É um monstro friendly.








Comecei a dar-lhe cor e a juntá-lo com o nome do festival.



Achei que seria engraçado mete-lo a entornar a letra "M". Peguei nisso e andei a brincar com a personagem e o "M".



Depois do logótipo decidido era tempo de pensar na animação. O caminho era óbvio. O monstro tinha de estar a entortar o "M". Pensei num fundo branco com um "M" e a personagem aparecer para o entortar. O resto veio por si. Fiquem com o storyboard.



Assim sendo, quero que todos vocês dêem um pulinho ao festival e apoiem esta pequena área que é a animação. Com certeza que vão assistir a grandes filmes. A maioria das sessões decorre no Cinema São Jorge, na Avenida da Liberdade. Aqui está o site: http://monstrafestival.com/
VÃO!

5 comentários:

  1. O teu monstro ficou muito giro, principalmente no resultado final. Nos primeiros desenhos parece uma minhoca, mas no fim ficou bem fixe :)

    Já agora, não tem nada a ver, mas como é que fazes isso do "ler mais", quando o post é muito comprido?


    ResponderEliminar
  2. Oh! tá bué lindo. tens imenso jeito, e o resultado final é muito bom!!
    só não dou lá um salto porque é bué longe e nesse fim de semana já está ocupado :/

    ResponderEliminar